Alessandro Ricardo Lima nasceu em Brasília em 28 de fevereiro de 1975, sendo o terceiro filho de quatro irmãos. O pai funcionário público e a mãe do lar (ambos falecidos). Foi batizado em janeiro de 1976 na Igreja São José no centro do Rio de Janeiro (ao lado da praça Tiradentes). Seus pais eram “católicos de IBGE”. Aliás, esta expressão foi cunhada por ele mesmo nos tempos de discussão nas comunidades católicas do Orkut.
Aos cinco anos começou a frequentar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) por iniciativa de sua irmã mais velha, que na época namorava um rapaz luterano. Aos quinze anos por iniciativa de seu pai, recebeu a primeira eucaristia na Igreja Católica no Colégio da Sagrada Família onde estudava e este foi um período de afastamento da fé luterana para onde retorna após a influência de um amigo da mesma escola cuja família era luterana.
Permanece luterano até o início de 1999 quando se muda para o Rio de Janeiro e entra em contato com uma congregação pentecostal. Passa a frequentar a Igreja Cristã Maranata fundada pelo Pastor Paulo Brito. É aí que torna-s-e um ferrenho anticatólico.
No início dos anos 200o encontra dois sites católicos, o “Agnus Dei” e o “A Hora de São Jerônimo”. Começa a debater com os autores destes sites sobre as questões das imagens, sola scriptura, mãe de jesus, etc. Estes dois católicos bem formados (Carlos Nabeto e Carlos Ramalhete respectivamente) lhes mostraram os equívocos dos argumentos protestantes, apresentaram os escritos dos Pais da Igreja. Após longos meses de discussões praticamente diárias, Alessandro enfim convence–se da Verdade que só existe na Igreja Católica.
Como católico dá origem ao site Ictis (https://www.ictis.cjb.net) e em 22 de junho de 2002, juntamente com o Carlos Nabeto funda o Apostolado Veritatis Splendor.
É autor dos livros “O Cânon Bíblico – A Origem da Lista dos Livros Sagrados”, “Justificado Somente pela Fé? Questões Sobre a Doutrina Luterana da Salvação”, “Em Defesa da Fé Católica nas Questões Mais Difíceis”, “Do Papa Herege – E Se o Pastor Supremo Se Tornar Um Lobo?” o seu mais recente “Enchiridon Tomista”. É também autor de dezenas de artigos escritos ao longo de mais de 20 anos, que estão disponíveis neste site.
Em 2001 dá origem à Edições Veritatis Splendor que já publicou cerca de 15 títulos. Além de editor também é tradutor.
Também é conferencista convidado em diversos eventos católicos.
É também o responsável pelos sites: Revista Pergunte e Responderemos e o Sedevacantismo Exposto.
É formado em Tecnologia em Processamento de Dados (União Educacional de Brasília/DF). Possui Especialização em Gerência de Projetos em Engenharia de Software (Estácio de Sá/RJ) e Especialização em Filosofia Tomista (Faculdade Vicentina/PR).
Trabalha como Arquiteto de Software Líder em um grande banco público.
É casodo com Ana Paula e tem dois filhos: Pedro Henrique e João Paulo.