Por Alessandro Lima*
Em síntese
O texto apresenta a visão católica da política, destacando que o Estado é uma criação divina fundamentada na natureza social do ser humano e voltada para a promoção do bem comum temporal. Esse propósito vai além da prosperidade puramente material e econômica, abrangendo o desenvolvimento moral, intelectual e espiritual dos cidadãos para facilitar sua salvação eterna. Defende-se que a administração pública deve garantir a ordem familiar, a justiça, a moralidade baseada na lei natural e o respeito à religião, especialmente a católica. Os governantes têm o dever de criar condições públicas estáveis que tornem as pessoas mais virtuosas e felizes, distanciando-se de ideologias partidárias divisivas. Por fim, argumenta-se que a presença de governantes injustos atua como um reflexo e castigo moral para a sociedade, tornando a conversão espiritual e a busca pela santidade individual a principal e mais eficaz ação política dos fiéis.
Introdução
Toda vez que acaba uma eleição no Brasil, o sentimento é o mesmo: cansaço. Foram meses de briga partidária, de acusação, de promessa econômica que quase nunca sai do papel. E o debate fica sempre ali, rasteiro, longe do que realmente importa.
Então fica uma pergunta: e se a gente estiver discutindo política a partir de uma premissa errada? E se a política não for essa disputa entre esquerda e direita, mas algo bem mais sério, que é a finalidade do Estado e a condução do homem a uma vida virtuosa?
A tradição católica tem uma resposta para isso, baseada na razão e na revelação. Vamos ver os pontos principais.
- O Estado não existe só para a economia, mas para a virtude
Muita gente hoje pensa o Estado como um contrato funcional, uma empresa que administra infraestrutura e gera riqueza. Não é isso. A sociedade civil é obra de Deus, porque vem da natureza humana. Deus criou o homem como animal social e político. Ninguém vive isolado: a gente nasce numa família. Só que uma família sozinha não dá conta de todas as necessidades da vida, então várias famílias se unem e cooperam. Essa união é a sociedade civil, o que hoje chamamos de Estado.
E qual é a vida mais perfeita que o Estado deve proporcionar? Não é apenas prosperidade material nem avanço técnico. Dinheiro e infraestrutura são meios, recursos secundários, ordenados a um fim mais alto: as ciências, a cultura, o conhecimento da verdade e, acima de tudo, a prática das virtudes.
Ou seja, a razão de ser do Estado é criar condições externas para que os cidadãos se tornem melhores, vivam com dignidade e possam, no fim, alcançar a salvação eterna.
“O principal bem que a sociedade pode possuir é a virtude.” (Papa Leão XIII)
- O que é o “bem comum”
Hoje “bem comum” virou palavra solta, usada em discurso demagógico ou para justificar qualquer conveniência. Mas o conceito tradicional é preciso e objetivo, ligado à ordem de valores estabelecida por Deus.
O bem comum temporal é o conjunto de condições públicas, jurídicas, morais, econômicas e culturais que permitem a cada pessoa e a cada família cumprir seus deveres e viver de acordo com a lei divina.
“O bem comum que o Estado procura é a realização de condições públicas normais e estáveis que permitam aos indivíduos e às famílias levarem de uma maneira mais fácil uma vida segundo a lei de Deus, uma vida digna, uma vida ordenada e uma vida feliz.” (Papa Pio XII)
Segundo Leão XIII, na Rerum Novarum (1891), o Estado cumpre seu papel quando suas instituições promovem:
- Prosperidade pública e privada. Condições materiais dignas: moradia, alimentação, saúde, vestuário, transporte.
- Ordem moral e submissão à lei natural. Uma moralidade pública que não contrarie a lei de Deus, sem que o Estado se coloque como autoridade absoluta sobre a consciência.
- Relação harmoniosa entre Igreja e Estado. Reconhecimento da verdade religiosa. Onde a maioria é católica, o Estado deve ser confessionalmente católico, com a devida tolerância às outras religiões conforme as circunstâncias. Onde o Estado não é católico, o poder público deve garantir plena liberdade de atuação da Igreja.
- Proteção da família. Defesa firme da união indissolúvel e fiel entre um homem e uma mulher, e do direito natural dos pais de gerar e educar os filhos.
- Justiça e segurança pública. Leis justas, baseadas na lei natural, com penas proporcionais que sirvam como reparação da justiça, remédio para o transgressor e exemplo para a sociedade, garantindo a proteção da vida e da propriedade privada.
- Tributação moderada e equitativa. Impostos justos e moderados, cujo montante volte de fato em benefício do corpo social.
- Fomento à cultura e às artes. Incentivo ao comércio, à agricultura, às ciências e a uma cultura autêntica que, pela verdade, pelo bem e pelo belo, leve o homem a Deus.
- Por que todas as ideologias falham
A grande tragédia da política hoje é que nossos governantes não governam para o bem comum. Governam para si mesmos, para enriquecer, para seus grupos econômicos, ou subordinados a ideologias: comunismo, socialismo, liberalismo, ou essas divisões superficiais de direita, esquerda e centro.
E todas essas correntes têm o mesmo erro de fundo, um erro metafísico: negam a verdadeira origem da autoridade. O dogma democrático moderno diz que o poder vem da vontade popular. A visão católica afirma exatamente o contrário: o poder não vem do povo, toda autoridade vem de Deus.
Se a autoridade tem sua fonte no Criador, ela só é exercida legitimamente quando está submetida à lei natural e à lei divina. Quando o debate eleitoral ignora isso, a política perde qualquer critério objetivo de justiça e vira mera disputa pelo uso da força do Estado.
E quando uma sociedade expulsa Deus do horizonte político e rejeita a ordem moral objetiva, o resultado é a corrupção generalizada dos costumes. Essa decadência cria, inevitavelmente, as condições espirituais e sociais para o surgimento de governos tirânicos.
- Políticos ruins são castigo pelos pecados do povo
Esse é o ponto mais incômodo. A existência de maus governantes, de tiranos e de políticos corruptos não é um mero acidente eleitoral nem uma falha de desenho institucional. É uma permissão da Providência, que se serve de maus líderes como instrumento de castigo para um povo pecador.
Isso aparece na Escritura, no livro de Jó, e em Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho: Deus permite que o “homem hipócrita” assuma o governo como consequência da perversidade e do afastamento moral do próprio povo.
Agostinho diz com clareza:
“O diabo e seus anjos, e os maus reis, não são apenas eles próprios pecadores, mas, pela justiça de Deus, tornam-se também um castigo para os pecadores.” (Santo Agostinho, Contra Juliano)
A tradição define o tirano como aquele que não governa para o bem comum, mas para seus interesses particulares ou outros fins egoístas. E o tirano, no fundo, é o espelho da degradação moral do povo que ele domina.
“Dar-te-ei um rei em minha ira.” (Oseias, citado por Santo Tomás de Aquino)
- A maior ação política que você pode fazer é a sua santificação
Se os governantes corruptos são permitidos por Deus como castigo pelos pecados coletivos, a solução não pode estar em arranjos meramente humanos.
E aqui vem o paradoxo: como a causa raiz dos problemas políticos é moral e espiritual, a conversão interior é a medida política mais realista e eficaz que existe.
Santo Tomás ensina, com todo o rigor lógico dele, que para uma sociedade merecer de Deus a graça de ver a queda ou a conversão de um tirano, ela precisa primeiro eliminar a própria culpa. É preciso abandonar o pecado para que cesse o flagelo da tirania.
Por isso, a ação política mais profunda e duradoura que alguém pode realizar não é a militância partidária, mas a conversão pessoal a Jesus Cristo e a busca sincera da santidade.
Sem a restauração da vida moral individual e da vida de graça, qualquer reforma institucional ou troca de governo vai ser superficial e passageira. A verdadeira reconstrução da ordem pública começa no confessionário, na mudança de vida do cidadão.
Conclusão
A visão católica da política nos tira das ilusões ideológicas. Ela nos lembra de três verdades. O Estado existe para criar condições que facilitem a virtude e o caminho para o céu. As ideologias falham porque negam que a autoridade vem de Deus. E os maus governantes são reflexo da culpa e do pecado do próprio povo.
Enquanto a gente continuar buscando salvação em promessa de partido, ou se desgastando em trincheira de esquerda, direita ou centro, vamos continuar colhendo os mesmos governos hipócritas.
A virada de verdade não acontece nas urnas, acontece na alma. Então fica a pergunta: onde você tem investido sua maior energia? No desgaste da militância ideológica ou na transformação moral da sua própria vida?
* Texto fundado na pregação do Pe. Daniel Pinheiro, IBP disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CJI8UZBlc98.









